Profissional da área da beleza ou não, compreender os tipos de coloração existentes, assim como seus diferenciais é uma tarefa que exige estudo e pesquisa. Não se deixe levar pelos apelos de marketing e compreenda qual o tipo de coloração indicado para você.
As colorações são divididas em:
1. Temporária:
O pigmento é depositado sobre a cutícula. Por conter moléculas de cor grande, não permite que o pigmento penetre permanentemente.
• NÃO possui amônia e NÃO é necessário usar oxidante.
Exemplo: Linha Loiro Supremo, que atua através de fixação catiônica do pigmento no fio de cabelo. Proporciona efeito perolado e intensificação ou neutralização da cor (efeito acumulativo).
2. Semi Permanente ou Tonalizante
• Atua na cutícula capilar;
• Possuem o objetivo de realçar a cor;
• Disfarçam de maneira discreta os fios brancos;
• Realça o brilho dos cabelos e a sua cor;
• Não possui amônia nem peróxido de hidrogênio em sua composição, portanto não clareia;
Exemplo: Linha Gloss Color, que atua através de fixação catiônica do pigmento no fio de cabelo e dura até 20 lavagens. Proporciona intensificação da cor de base do cabelo ou criação de novas cores em tons vibrantes e sem agressão aos fios (efeito acumulativo).
3. Demi-Permanente
• Atua nas cutículas até a primeira camada do córtex capilar;
• Geralmente possui como ativo de fixação dos pigmentos a Monoetalonamina (MEA);
• Não utiliza amônia. Contém molécula de cor pequena;
• Tem baixo poder de clareamento;
Exemplo: Linha Tonative Color, com nano pigmentos, que penetram nas primeiras camadas do córtex, promovendo mais brilho e maciez aos cabelos. Utilizado com Oxidante Clarium de 05 e 10 volumes para evitar abertura de tom de raiz ou oxidantes de maior volumagem para clearear. Ex.: 20, 30 e 40vol.
4. Permanente ou Oxidativa
• Atua no córtex e necessita ser misturada com oxidante para manter, escurecer ou clarear os cabelos. Deve-se utilizar Oxidante Clarium de 20, 30 ou 40 volumes;
• Proporciona cobertura de 100% dos cabelos brancos;
• Possui amônia;
• Clareia até 4 tons e de 4 a 5 tons (superclareadoras);
Exemplo: Linha Corative Color que possui tecnologia turmalina, proporcionando um maior poder de fixação da cor e cobertura total de brancos.
ESTRUTURA DA COLORAÇÃO OXIDATIVA
A coloração oxidativa possui em sua estrutura uma formulação com elementos que são fundamentais para seu melhor uso e performance. São eles:
a) Dilatar a cutícula para receber os pigmentos;
b) Acelerar a ação do peróxido de hidrogênio;
c) Diferentes formulações apresentam percentuais que vão até 5% de amônia. Quanto mais amônia, mais danos ao fio, e vice versa.
A linha Corative Color é a coloração com baixo percentual de amônia com, no máximo, 0,4% cores naturais escuras, 1% loiros e 1,4% nas superclareadoras.
ATIVOS COSMÉTICOS
São adicionados na formulação para preservarem e reestabelecerem a estrutura da fibra capilar após o processo químico, proporcionando brilho, saúde e maciez aos cabelos. No caso da Corative Color, são utilizados:
1. Turmalina, é uma tecnologia catiônica que:
a) Fixa a cor por muito mais tempo;
b) Alto condicionamento e ação anti frizz nos cabelos;
c) Aumenta a proteção na fibra capilar ao permitir menos adição de amônia na fórmula.
2. Nano pigmentos, são pigmentos fragmentados em partículas minúsculas que:
a) Proporcionam maior penetração da cor no córtex;
b) Redução de danos à fibra capilar.
E aí, curtiram nossas dicas sobre tipos de coloração? Fiquem de olho em nossas redes sociais para ficar por dentro de todas novidades: Facebook e Instagram. Acesse nosso site para conferir nossos produtos de coloração.