Entenda os efeitos da progressiva com formol na sua saúde - De Sírius Cosméticos
30/10/2018

Entenda os efeitos da progressiva com formol na sua saúde

Em matéria da Saúde Abril, retiramos alguns apontamentos sobre os malefícios do formol e o quanto ele pode ser prejudicial na sua saúde.

Ao realizar uma progressiva, o uso de chapinhas é imprescindível. O problema crucial é que ao utilizar a chapinha, o formol é transformado em vapor. Seus efeitos deletérios, então, se espalham pelo corpo, causando diversos problemas como:

  • Os globos oculares são as primeiras estruturas atingidas pelo gás. A parte branca fica irritada e vermelha - os vasos sanguíneos da região se dilatam. Na tentativa de conter a ardência, começa uma produção maior de lágrimas. Em casos extremos, o olho pode sofrer uma conjuntivite química.
  • As vias respiratórias são o principal ponto de acesso do formol ao resto do organismo. Sua ação já começa na mucosa do nariz: o produto químico atinge certas glândulas responsáveis pela produção de muco. O resultado disso é a secreção de um catarro líquido. As paredes nasais também ficam inflamadas.
  • Seguindo sua viagem pelo corpo, o formol acerta em cheio a traqueia e a faringe. Ambas sofrem algumas lesões pela interação do vapor com as mucosas locais. Ainda é comum o aparecimento de uma tosse bem forte. Ela é uma tentativa desesperada de empurrar o gás para fora das vias aéreas.
  • Ao entrar em contato com a epiderme, seja no couro cabeludo, seja em outras partes do corpo, acontece um processo parecido com a mumificação: a água presente nas células é expulsa e abre alas para o formol. A célula morre, mas conserva as mesmas características de quando estava viva - esse, aliás, é o mesmo princípio da conservação dos cadáveres. O resultado disso é o surgimento de alergias, coceiras e até queimaduras.

Os mais afetados são os cabeleireiros, que inalam o formol várias vezes ao dia. O desdobramento mais grave vai ser uma pneumonia química, que afeta os alvéolos, estruturas dos pulmões onde acontecem as trocas respiratórias. Em pessoas que já têm asma, pode ser desencadeada uma crise de falta de ar.

O formol é reconhecido como um agente potencialmente cancerígeno. Isso porque ele é capaz de provocar alterações no DNA de algumas células, induzindo o crescimento de tumores em diversos locais, como pele, pulmão, boca, garganta.

Pensando na sua saúde e bem estar, a De Sírius criou um excelente produto para quem deseja realizar uma progressiva. A K Liss  foi desenvolvida para reduzir o volume dos cabelos e alisá-los com total segurança, pois é um produto livre de formol.

Passo a passo da K Liss

  1. Antes de iniciar o procedimento, os cabelos devem estar 100% secos. Lavar somente se os cabelos estiverem muito sujos.
  2. Dividir o cabelo em quadrantes e iniciar a aplicação pela nuca. Colocar luvas.
  3. Aplicar K Lissmecha a mecha com pincel e pentear para alinhar os fios.
  4. Pausar entre 20-40 minutos (maior tempo de pausa para cabelos grossos e resistentes). Dica: Se em 20 minutos, observar que o cabelo absorveu todo o produto reaplique novamente o K Liss nas áreas mais secas. Geralmente isso ocorrerá nas pontas. Após, deixe pausar por mais 10-20 minutos.
  5. Após a pausa dividir o cabelo em quadrantes novamente e alinhar mecha a mecha com um pente fino e o secador para ativação. Não direcionar o calo muito próximo ao fio, pois o objetivo não é secar, mas somente ativar o produto com o calor.
  6. No lavatório, lavar com água retirando somente o excesso do produto, + ou -50%.
  7. Remover bem a umidade com uma toalha.
  8. Secar os fios e proceder a escova.
  9. Passar a chapinha (utilizar piastra com revestimento fosco), mecha a mecha, 10 a 15 vezes por mecha, sendo mais vezes na raiz e menos no comprimento e pontas.
  10. Resultado Final: Cabelo extremamente brilhoso e alinhado!

Conheça a Linha K Liss  em nosso site: http://bit.ly/2PtFI3S 

POSTS RECENTES